Home » Ciência » Cientistas escoceses desaceleram a luz

Cientistas escoceses desaceleram a luz

A velocidade da luz que viaja através do ar foi desacelerada pela primeira vez, quebrando o que se pensava ser uma medição física constante.

Uma equipe de cientistas escoceses desaceleram a luz enviando fótons através de uma máscara para mudar a sua forma. Ao longo de uma distância de um metro a equipe observou que o fóton alterado foi retardado por um máximo de 20 comprimentos de onda, o que demonstra pela primeira vez que a luz pode ser desacelerada em espaço livre.

“Os resultados nos dão uma nova maneira de pensar sobre as propriedades da luz”, disse Miles Padgett professor da Universidade de grupo óptica de Glasgow. A pesquisa foi realizada em conjunto com a Universidade de Heriot-Watt com os resultados sendo publicado na revista Science Express.

A velocidade da luz no espaço livre é 186.282 milhas por segundo (equivalente a 299.79 km por segundo), o que até agora foi pensado ser uma constante. Enquanto a luz fica mais lenta quando se passa através da água ou vidro ela retorna para a velocidade da luz quando sai o outro lado. Neste experimento, a velocidade de um fóton permanece ligeiramente mais lenta.

Para explicar a forma como a experiência funcionou os investigadores compararam o comportamento de um feixes de luz com uma equipe de ciclistas. Enquanto a equipe de ciclistas viaja a uma velocidade constante, os ciclistas individuais estarão todos viajando em suas próprias velocidades assim como eles acabam trocando de posições.

O mesmo aplica-se a um feixe de luz, que tem um número de velocidade diferente. Nesta analogia, o grupo de ciclistas é o feixe de luz que viajam à velocidade da luz, mas cada ciclista é um fóton individual com sua própria velocidade.

“O atraso que nós introduzimos ao feixe estruturado é pequeno, medido a vários micrómetros de uma distância de propagação de um metro, mas é significativo”, disse Daniel Giovannini, um dos principais autores do papel.

Fonte Wired

Tagged in
Share

Recent comments