Home » Ciência » Maior câmera do mundo irá capturar milhares de milhões de estrelas

Maior câmera do mundo irá capturar milhares de milhões de estrelas

O financiamento tem sido assegurado para construir o que será mais poderosa câmera digital do mundo. Pesando mais de três toneladas (em torno do mesmo tamanho de um carro pequeno) e com 32.000 megapixels, maior câmera do mundo vai capturar imagens de alta resolução e vídeo de nosso cosmos, bem como desvendar seus mistérios.

A câmera Large Synoptic Survey Telescope, ou LSST, será construída no Departamento de SLAC National Accelerator Laboratory, com operações previstas para começar em 2022. O objetivo é captar imagens digitais de todo o céu do sul visível do alto de Cerro Pachon montanha no Chile.

A câmera é esperada para abocanhar os “mais amplos, pontos de vista mais profundos e mais rápidos do céu noturno já observada” durante um período de tempo de dez anos. Esta será a primeira vez que um telescópio vai catalogar mais objetos no universo do que há seres humanos na Terra. Em outras palavras, este dispositivo vai espiar dezenas de bilhões de objetos, e produzir filmes do céu em imagens cristalinas.

“O telescópio é uma parte fundamental da estratégia de longo prazo para estudar a energia escura e outros temas científicos nos Estados Unidos e em outros lugares “, disse David MacFarlane, diretor da física de partículas e astrofísica da SLAC.

Uma vez que o LSST aponta sua lente para o céu, espera-se gerar um arquivo público massivo de dados: cerca de seis milhões de gigabytes por ano. Os pesquisadores esperam usá-lo para se familiarizar com a formação das galáxias, para acompanhar potencialmente perigosos asteroides e observar estrelas explodindo. Eles também acham que a câmera irá permitir-lhes para desvendar os mistérios da matéria escura e energia escura, que compõem 95 por cento do nosso universo.

 

Fonte wired.co.uk

Tagged in
Share

Recent comments